sábado, 4 de outubro de 2008

Ações Imediatas:

Proceda como segue:1-Afaste-se de qualquer perigo imediato,tal como os destroços de um avião caído e combustível derramado.
2-Verifique se tem ferimentos e faça os primeiros socorros.
3-Construa rapidamente um abrigo temporário.Afastando-se da natureza,ficará mais capaz de pensar com mais clareza.Acenda uma fogueira imediatamente se estiver frio.(aprenda a fazer fogueira nos tópicos:"obtenção de fogo",e "fogueira-cozinar")
4-Descanse e descontraia-se até que o choque e a fadiga tenham desaparecido.Deixe os grandes planos para mais tarde.

"Uma vez descontraído,familiarize-se com o ambiente e avalie a situação.A situação em si mesma-tal como uma necessidade de alimentos ou água ou a existência de ferimentos graves ou complicados-pode ditar os próximos passos a seguir.Uma vez satisfeita estas necessidades,dê atenção imediata ao que se segue:"
1-Prepara-se para sinalizar a sua posição.A intervalos regulares,varra os horizonte com um espelho de sinais ou outro dispositivo reflector.À noite,emita sinais com uma lanterna ou fogueira.Espalhe pára-quedas.coletes salva-vidas ou quaisquer outros objectos brilhantes ou e coloridos.Construa sinais no solo com formas geométricas.Quase todos os aviões e navios estão equipados com equipamentos de emergência.Se a houver,use tintas florecentes para fazer sinais na água ou sobre o gelo.Ice uma bandeira de sinais no ponto mais elevado de sua posição.
2-Prapare-se para ser recuperado.Retire todos os obstáculos que possam impedir ou as operações de salvamento.Se o salvamento estiver iminente,empacote todo o equipamento que irá levar consigo.Prepare os feridos para serem transportados.Esteja ao corrente de sinalização a braço para comunicação terra-ar.
3-Determine a sua disposição pelo melhor método disponível.(Orientação por carta ou bússola,orientação sem carta ou bússola.)
4-Decida-se entre sair ou ficar onde está.Usualmente,a melhor opção é ficar e esperar pela recuperação,especialmente se foi vitima de um acidente aéreo.Há,contudo,várias considerações que podem fazer que seja mais necessária ou conveniente deslocar-se:Está seguro da sua posição e sabe em que direção e a que distância encontrará ajuda.Depois de ter esperado vários dias ,está convencido de que a possibilidade de salvamento é remota.Um dos membros do seu grupo está gravimente ferido e o tempo é fator crítico.
5-Estabeleça um acampamento.Escolha cuidadosamente a localização do acampamento.Procure que seja próximo de uma origem de água.Não acampe no sopé de encostas íngremes ou em áreas onde corra o risco de avalanches,de queda de pedras ou que sejam batidas pelos ventos.

Fogueiras-Cozinhar


 Aqui serão postadas dicas de fogueiras,é claro que o modo de acende-las você aprendera no tópico de obtenção de fogo:
Dicas:
1.Não acenda a fogueira para depois procurar lenha,primeiro pegue bastante lenha,depois acenda o fogo.
2.Comece a montar o fogo com madeiras bem finas e depois coloque as mais grossas.

Fogo de Caçador-É o preferido dos exploradores.Escolha dois troncos verdes de cerca de 50cm de comprimento e 15cm de diâmetro cada.Coloque-os lado a lado,com a abertura mais larga virada para o vento e a mais estreita sendo usada para apoiar as panelas.Matenha o fogo baixo.Acrescente lenha quando for necessário.O uso do carvão também pode ser apropriado.Os troncos verdes podem ser substituídos por grandes pedras ou tijolos adequadamente empilhados.
Fogo Estrela-Ele é de longa duração,com calor brando.Consome pouco combustível e não é necessário cortar lenha.Junte alguns troncos ou galhos secos,disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro,onde se acende uma pequena fogueira.À medida em que as pontas vão se queimando,é só empurrar os pauzinhos mais para o centro .
Fogo Refletor-Para as noites frias,prepare este excelente aquecedor natural:construa uma pequena murada com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção.Prepare a fogueira protegida na muralha.Cuide para que o vento sobre em direção à paliçada e não a barraca.Uma rocha ou barrando também podem funcionar como refletor.Neste caso verifique se o local é bom para se armar uma barranca.
Altar de Cozinha-É usado quando o solo está totalmente molhado. Pode ser feito com pedras ou lenha verde. Não é utilizado pois é difícil de fazê-lo e ele facilita porque você não precisa se abaixar.


Cozinhar


Peixe-Logo que apanhe um peixe,amanhe-o,isto é,tire-lhe as guelras,escame-o ou esfole-o e extraia-lhe as tripas,abrindo-lhe o estômago e removendo-lhe todas as entranhas.Não lhe corte a cabeça.Esta tem carne nos "ombros" e nas "bochechas".Os peixes com menos de 10cm não precisam ser estripados,mas devem ser esfolados ou escamados.
Aves-A maior parte das aves devem ser depenadas e cozinhadas com a pele,tendo em vista reter a humidade e aumentar o seu valor alimentar.
 Após a ave depenada,corte-lhe a cabeça e dê-lhe um golpe no ânus através do qual possa remover as vísceras.Lave a cavidade do corpo da ave com água doce e limpa.Separe a moela,fígado e coração para assar.Limpe a moela,abrindo-a(10) e removendo-lhe os grãos,areias e a pele interior.É mais fácil depenar uma ave depois de escaldada.As aves aquáticas são uma excepção;estas são mais fáceis de depenar a seco.Depois de cozinhadas,algumas aves podem ser esfoladas para se lhes melhorar o sabor,mas o valor alimentar pode perder-se.
 Aves necrófagas,tais como abutres e tartaranhões,devem ser fervidas pelo menos durante vinte(20) minutos para que os parasitas sejam destruídos.
 Guarde todas as penas(excepto das necrófagas).Pode usá-las para isolar os sapatos ou vestuário ou para pôr na cama.
Animais-As pulgas e os parasitas costumam abandonar um corpo frio.Aguarde que tal suceda antes de limpar e amanhar as carcaças.A limpeza deve ser feita próximo de água corrente,sempre que possível,onde as carcaças possam ser lavradas.Para preparar animais de pequeno e médio porte:
1-Pendure a carcaça de cabeça para baixo num ramo apropriado.Corte-lhe a garganta e deixe-o a sangrar para um recipiente.Ferva o sangue.Este é uma fonte valiosa de alimento e de sal.
2-Faça uma incisão em torno dos "pulsos" e "tornozelos" do bicho e uma outra em "Y" das patas traseiras até à garganta através da barriga.Não corte a carne,mas apenas a pele.
3-A partir do tórax,faça uma incisão para cada uma das patas dianteiras.
4-Faça uma incisão circular em torno dos órgãos sexuais.
5-Esfole-o actuando de cima para baixo.A pele da maior parte dos animais mortos recentemente costuma sair como uma luva justa.Em algumas espécies,porém,é mais difícil.
6-Abra-lhe a barriga e retire-lhe as entranhas,da traqueia para cima,separando toda a massa visceral com um corte circular para remover os órgãos sexuais.
7-Guarde os rins,fígado e coração.Utilize a gordura aderente aos intestinos e ao couro.Todas as partes de um mamífero são comestíveis,inclusive as partes carnudas do crânio,tais como os miolos,língua e outras partes moles.Inspeccione o coração,rins,fígado e intestinos para ver se têm manchas ou vermes.Se o animal tiver alguma doença,o perigo estará presente durante o manuseamento e a preparação da carne para cozinhar.Se tiver luvas,use-as durante a preparação do animal.Elas ajudá-lo-ão a evitar que contraia a doença.Uma vez o animal bem cozido,há poucas hipóteses de doença,mesmo que ele estivesse doente.
8-Não deite fora nenhuma das partes do animal.As glândulas,entranhas e órgãos reprodutores podem ser usados como isca em armadilhas e em linhas de pesca.
Animais de Grande Porte-Siga as indicações já referidas,tendo em atenção que terá de ter mais cuidado(e cordas mais robustas)para suspender as carcaças dos animais mais pesados.Se isto por possível,amanhe o animal no chão.
Roedores-As ratazanas,das matas e do deserto,têm carne saborosa,particularmente se estufada.Estes roedores devem ser esfolados,estripados e escaldados.As ratazanas e os ratos devem ser cozidos durante cerca de 10 minutos.Qualquer deles podem ser cozinhados com folhas de dente-de-leão.Inclua sempre os fígados.
Coelhos-São saborosos,mas fornecem pouca gordura à dieta.Apanham-se e matam-se com facilidade.Para os esfolar,faça uma incisão atrás da cabeça ou corte um bocado à pele que lhe permite enfiar os dedos.Retire a pele.Para limpar o coelho,faça uma incisão ao longo da barriga,abra-o completamente e rode-o vigorosamente para baixo.A maior parte dos intestinos costuma pender para o exterior.O que fica pode ser arrancado e deitado fora.(Guarde o coração e o fígado,se não tiverem manchas.)
Répteis-As cobras e os lagartos são comestíveis.Descabece-os e os esfole-os antes de comer.Os lagartos encontram-se um pouco por toda a parte,especialmente nas regiões tropicais e subtropicais.Asse-os ou frite-os.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Obtenção de Água:



Nas Montanha-Escave nos leitos secos dos regatos,pois a água esta muitas vezes presente debaixo do areão.Em campos de neve,ponha neve numa vasilha e coloque-a ao sol protegida do vento.Improvise ferramentas com pedras chatas  ou paus  se não dispuser de apetrechos para escavar.(imagem quase igual).
Água das Plantas-Uma planta que armazene água pode ser a melhor fonte.Obtém-se com facilidade seiva limpa e doce de muitas plantas.Esta seiva é pura e é,principalmente,água.
Ao Longo das Costas-Pode ser encontrada água nas dunas acima da praia ou mesmo nesta.Procure nas depressões entre as dunas e cave se a areia parecer húmida.Na praia,escave buracos na areia durante a maré baixa cerca de 100 m acima da linha da maré alta.Esta água pode ser salobra,mas é razoavelmente segura.Passe-a por um filtro de areia(temos uma imagem de exemplo)para lhe reduzir o sabor salobro.

Algumas imagens neste tópico serão de utilidades,só de ve-las,dara para você obter conhecimento sem explicação,de como obter água,de tal forma também.

Construção de Abrigo:



                 ABRIGO
 A função primária de um abrigo é proteger o indivíduo dos perigos e riscos próprios do ambiente de sobrevivência.Um abrigo bem construído também pode fornecer conforto e bem estar psicológico.Quanto mais dilatada por a duração da situação de sobrevivência,tanto maior será a importância destas considerações .
           Escolha do Local
Procure um sitio seco para acampar num esporão ou ponto alto do terreno,num local aberto bem afastado de pântanos(mas não demasiado afastado da sua fonte de água doce).Os mosquitos encomodarão menos,o solo estará mais seco e as brisas serão mais prováveis.Na selva montanhosa,as noites são frias.Proteja-se do vento.Evite os leitos de rios secos .Estes leitos secos podem ser inundados em poucas horas,por vezes por chuvas caídas sem locais tão distantes de sua posição que nem dará por elas.
Abrigo de colmo ou em A - Construído cobrindo uma estrutura em A com uma boa camada  espessa de folhas  de palmeira ou outras folhas pesadas,bocados  de casca de árvore  ou leivas de relva.(abrigo temporário).
Abrigo de Salgueiros-Construídos com salgueiros atados formando uma armação que pode ser coberta por tecido.Não há nenhum "desenho" especial para este tipo de abrigo,mas deve ser suficientemente espaçoso para um homem e seu respectivo equipamento.Coloque a Extremidade aberta do abrigo perpendicularmente aos ventos dominantes.Vede a parte inferior da coberta com terra ou neve para evitar que o vento entre nele.
Abrigo de Árvote Caída-Formado pela copa de uma árvore caída.Os abrigos feitos com copas das árvores caídas não reflectem o calor de uma fogueira e metem água durante uma chuvada.Mas os ramos podem servir como um abrigo temporário.
Abrigo de Tronco-Construído colocando dois barrotes de encontro a um tronco de grandes dimensões e cobrindo a estrutura com folhagem.Este abrigo não é conveniente para ser usado como acampamento permanente.

"A UMA IMAGENS EM PRETO E BRANCO,CLIQUEM NELA PARA VER MAIS PERTO OS ABRIGOS,BOA PARTE DOS ABRIGOS POR ESCRITO,ESTÃO NESTA IMAGEM EM PRETO E BRANCO,CLIQUE NELA E VEJA:"

Técnicas de obtenção de fogo:




Com arco de pua-Faça um arco forte,atado frouxamente com um atacador de sapato,cordel ou correia.Enrole a linha uma vez em torno de uma haste em torno de madeira seca e mole e use o arco para fazer girar a haste com uma das extremidades apoiada num pequeno bloco e a outra numa prancha de madeira dura absolutamente seca.Este procedimento produz um pó preto na madeira dura,a qual,eventualmente,capta uma faúlha.Quando começar a sair fumo,deverá haver faúlhas suficientes para fazer uma fogueira.Retire o arco e acrescente mecha(montinho de mato seco).
Com uma correia-Use uma tira de rota(9) seca,de preferência com cerca de 60cm de comprimento,e um pau seco ou ramo pequeno.Apoie uma das extremidades do pau de modo a afastá-lo do chão.Abra uma fenda nesta extremidade e fixe-a com uma pequena cunha de pedra ou de madeira.Coloque um punhado de mecha na fenda,deixando espaço suficiente para meter a correia por detrás.Segure o pau com  o pé e friccione a correia para trás e para diante até a mecha começar a arder.(sem imagem ilutrativa).

Algumas imagens sem explicações,darão para vocês aprenderem só pela imagem,e com conhecimento das outras.
Pilha e Bombril-Põe-se uma pilha em cima da outra e um bombril fechando o circuito e provocando faíscas.

O que levar para a selva:

Galera,quando sairem pra caçar,ou fazer alguma aventura,nunca se esqueçam de levar uma bússola,uma faca(cuidado),e ir de tênis,evite molhar os pés,ao explorar o desconhecido,cuidado,não vá longe de mais,uma má cordenada deixara você perdido na selva,e levara a morte se você não souber algumas técnicas básicas de sobrevivência.